Pedagogia

Licenciatura

8 semestres


O curso de Pedagogia EaD+ possui mais de 50 anos de experiência oriundas da modalidade presencial que agora estão totalmente reformuladas e modernizadas para o ensino à distância.

 

Com o suporte de professores especialistas, mestres e doutores, além de uma equipe técnica capacitada, os futuros pedagogos aprenderão sobre os fundamentos, psicologia e história da educação, alfabetização, didática, coordenação e intervenção pedagógica, planejamento, avaliação e tópicos de inclusão.


Sobre o Curso

O curso de Pedagogia EaD+ da UninCor oferece uma ampla formação composta por 2200 horas de disciplinas práticas e teóricas. Para formar profissionais preparados para os novos desafios do mercado de trabalho o curso atua conforme as exigências do Ministério de Educação (MEC). A formação é composta por 400 horas de Estágio Supervisionado, 200 horas de Atividades Acadêmicas Complementares de Curso (AACC) e 80 horas destinadas ao Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Objetivos

Formar profissionais com sólida base teórica interdisciplinar, capazes de compreender e atuar nas realidades sociais, capacitados para atuar no Ensino Infantil, Ensino Fundamental, de Ensino Médio, na modalidade Normal, na Educação Profissional, na supervisão e coordenação pedagógicas e no acompanhando do processo de aprendizagem.

Estrutura Curricular

 

Semestre

Disciplina

 

CH

Total

CH

Prática

CH

Teórica

1º Período

1

Comunicação e Processo Científico

 

80

 

80

Didática e Planejamento

 

40

 

40

PIN: Empreendedorismo, liderança, Criatividade e Inovação

 

80

40

40

Novas Tecnologias da informação e Comunicação

 

40

10

30

Filosofia e Sociologia da Educação

 

40

 

40

História da Arte

 

40

 

40

Total

 

320

50

270

 

2

Desenvolvimento do Pensamento Filosófico

 

80

 

80

Políticas Organização escolar

 

80

 

80

Língua Brasileira de Sinais

 

80

 

80

PIN: Educação Étnico-racial e de Gênero

 

80

40

40

Psicomotricidade e Aprendizagem

 

40

10

30

História da Educação

 

80

 

80

Total

 

440

50

390

 

3

Desenvolvimento Social e Humano

 

80

 

80

Psicologia da Educação

 

80

 

80

Prática de Formação (Ambiente Escolar)

 

60

30

30

PIN: Sustentabilidade e Desenvolvimento

 

80

40

40

Educação Infantil

 

80

 

80

Alfabetização e Letramento

 

80

 

80

Total

 

460

70

390

 

4

PIN: Linguagem, Expressão e Desenvolvimento Pessoal

 

80

40

40

Prática de formação ( Escola e Sociedade)

 

60

30

30

Biologia da Educação

 

40

 

40

Geografia- Metodologia e práticas de ensino

 

40

 

40

História - Metodologia e prática de Ensino

 

40

 

40

Currículo e profissionalidade Docente

 

40

 

40

Total

 

300

70

230

 

5

Ciências Políticas e Políticas Contemporâneas

 

80

 

80

Sustentabilidade e Desenvolvimento

 

80

 

80

Prática de Formação (O aluno e o Contexto Escolar)

 

60

30

30

Estágio Supervisionado (Educação infantil / Ensino Fundamental – séries Iniciais )

 

100

100

 

Educação do Campo

 

40

 

40

Organização do Trabalho Pedagógico e gestão Escolar

 

40

 

40

Total

 

400

130

270

 

6

Prática de Formação (Interdisciplinaridade e Contextualização)

 

60

30

30

Estágio Supervisionado (Ensino Fundamental – séries Finais / Ensino Médio)

 

100

100

 

Ciências naturais - Metodologia e Práticas de Ensino

 

40

 

40

Matemática - Metodologia e Práticas de Ensino

 

40

 

40

Políticas e legislação da Educação Básica

 

40

 

40

Educação de Jovens e Adultos

 

40

 

40

Língua Portuguesa - Metodologia e Prática de Ensino

 

40

 

40

Total

 

360

130

230

 

7

Prática de Formação (Educação Inclusiva)

 

60

60

60

Estágio Supervisionado (Educação de Jovens e Adultos/ Ensino Profissionalizante)

 

100

100

 

Trabalho de Conclusão do Curso I

 

40

 

40

Dificuldades de Aprendizagem

 

80

 

80

Avaliação de Aprendizagens

 

40

 

40

Educação inclusiva

 

80

 

80

Total

 

400

160

240

 

8

disciplina optativa

 

40

 

40

Prática de Formação (Processos Avaliativos)

 

100

50

50

Trabalho de conclusão de Curso II

 

40

20

20

Estágio Supervisionado (Gestão Educacional e Educação não formal)

 

100

100

 

Educação não escolar

 

40

 

40

Total

 

320

170

150

AACC

 

200

 

 

                                              

 

 

Atividades a serem integralizadas ao longo do Curso

Atividades

Carga Horária

Atividades Complementares

200

Estágio Supervisionado

400

Total

 

 

 

Carga Horária – Resumo

Disciplinas

2200

Prática de Formação

400

Estágios

400

Atividades Complementares

200

Carga Horária Total em Horas

3200

 

Coordenador

 

Contato: pedagogico@ead.unincor.br

Corpo Docente

Luís Alberto da Silva - Lattes

Daniel Santos Ribeiro - Lattes

Priscila Ligabó Murarolli - Lattes

Samuel Carvalho dos Santos - Lattes

Terezinha Richartz Santana - Lattes

Osmarli Emília Silva - Lattes

Luciana Barcelos Penha Pereira - Lattes

Alessandra Alves de Carvalho  - Lattes

Andrea Pereira Martins Vinhas - Lattes

Maria Carolina Castro Oliveira - Lattes

Diogo Nonato Reis Pereira - Lattes

Simone Catarina Silva Archanjo - Lattes

Luiz Antônio Andriatta Ayres - Lattes

 

Atividades e Avaliações

O curso de Pedagogia EaD+ é composto por aulas interativas, que exploram recursos visuais e textuais, elaboradas para englobar todos os estilos de aprendizagem. As aulas são reforçadas por meio de exercícios de fixação, que trabalham o conteúdo estudado de forma intuitiva, tal como uma revisão.

 

Durante toda a disciplina o estudante faz diversas Atividades Avaliativas a Distância (AAD), no próprio Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e quando termina o conteúdo referente à disciplina o aluno realiza uma Verificação de Aprendizagem Presencial (VAP) e/ou Atividade Prática Presencial (APP).

 

Para ser aprovado é necessário que o aluno obtenha, na somatória das  Atividades Avaliativas à Distância (AAD) e da Verificação de Aprendizagem Presencial (VAP) e/ou Atividade Prática Presencial (APP), nota igual ou superior a 60 (sessenta) pontos.

 

Tanto a Verificação de Aprendizagem Presencial (VAP) quanto a Atividade Prática Presencial (APP) serão agendadas pelos próprios alunos conforme as datas e locais disponíveis no calendário específico do semestre letivo do aluno.

Encontros Presenciais

Na EaD+ quando você precisa comparecer presencialmente na instituição?

 

  • Para realização das “Atividades Práticas Presenciais (APP)” previstas na Matriz curricular, sendo realizadas seguindo periodicidade mensal.

  • Para realização da “Verificação de Aprendizagem Presencial (VAP)”, momento avaliativo de caráter semestral.

 

Os encontros são oferecidos as sextas-feiras e sábados, em datas pré-definidas no Calendário Acadêmico.

Polos

O curso de Pedagogia EaD+ é ofertado nos polos de:

 

  • Três Corações
  • Betim
  • Belo Horizonte
  • Caxambu

 

Dúvidas? Fale com o Coordenador Pedagógico: pedagogico@ead.unincor.br
 

Perfil do Egresso
Habilidades e Competências
Autoavaliação
Formas de Acesso

O ingresso no curso, tal qual como nos outros oferecidos pela IES, ocorre mediante processo de seleção. As inscrições para os processos seletivos são divulgadas em edital próprio juntamente com o manual, no qual constam os cursos oferecidos, com as respectivas vagas de acordo com cada modalidade de ingresso, os prazos de inscrição, a relação e o período das provas, testes, entrevistas ou análise de currículos, os critérios de classificação e desempate e demais informações necessárias ao candidato. 


A Universidade Vale do Rio Verde apresenta as seguintes modalidades de ingresso:


Vestibular Online de caráter classificatório e eliminatório: composta de uma prova de redação online; visa aferir o domínio da habilidade de expressão escrita em seus diversos aspectos e consiste na produção de um texto dissertativo-argumentativo.


Prova Agendada de caráter classificatório e eliminatório: composta de uma prova presencial de redação que será realizada em data previamente escolhida pelo candidato; visa aferir o domínio da habilidade de expressão escrita em seus diversos aspectos e consiste na produção de um texto dissertativo-argumentativo.


Programa Universidade para Todos / ProUni: esta modalidade segue os critérios de seleção  definidos pelo Ministério da Educação.


Acesso via ENEM: contemplará os candidatos que quiserem utilizar a nota por eles obtida em um dos 4 últimos exames do ENEM.


Os candidatos também podem ingressar no curso por meio de transferências internas e externas e obtenção de novo título. No caso de transferências, o aluno deverá apresentar a documentação solicitada. Em relação à obtenção de novo título, a documentação solicitada consiste em diploma original, histórico escolar e programas das disciplinas cursadas. As solicitações, tanto de transferências quanto de obtenção de novo título, serão analisadas conforme a disponibilidade de vagas para o curso pretendido.

Infraestrutura física e virtual do curso

Infraestrutura Física dos Laboratórios e Clínicas

A UninCor oferece uma ampla estrutura de laboratórios para seus alunos. O ensino da técnica se aproxima ao máximo da experiência que será vivenciada no mercado de trabalho, em que os discentes serão inseridos.


Com o objetivo de formar profissionais competentes, a UninCor disponibiliza a prática com equipamentos e materiais de qualidade, bem como sua utilização e biossegurança, que é de fundamental importância no resultado final da técnica, além de reproduzir o interesse pela pesquisa por meio da iniciação científica, grupos de pesquisa e TCC.


As aulas em Laboratórios se realizam através de experimentações, ensaios práticos, desenvolvimento de atividades de pesquisa, observação e manipulação, sob a supervisão dos professores dos respectivos conteúdos e/ou monitores, de acordo com a complexidade e finalidade da prática laboratorial.


Todos os laboratórios possuem regulamento próprio, com as normas de funcionamento, utilização e segurança.


Acesso à Informática

A UninCor conta com as seguintes TICs: data show móvel para as aulas nas salas; computadores à disposição dos alunos para estudos e pesquisas, também com acesso à internet e integrados em rede nos laboratórios de informática; o sistema de controle acadêmico adotado na Universidade (Perseus) é totalmente informatizado, possibilitando que alunos e professores tenham acesso remoto às informações; o Moodle é a plataforma que possui todas as ferramentas pedagógicas necessárias para a realização das atividades a distância; o acervo da biblioteca também é todo informatizado, o que facilita a busca pelos alunos de bibliografias e outros materiais.


A biblioteca também possui um Laboratório de Informática próprio, com computadores modernos disponibilizados aos acadêmicos. A Instituição possui rede wireless, com conexão disponível em diversos lugares devido aos vários pontos de acesso instalados, proporcionando flexibilidade ao otimizar a utilização de laptops, redes de dados, entre outros.


Têm por finalidade oferecer apoio ao ensino, pesquisa e extensão no âmbito da UninCor.


São atividades sob responsabilidade do laboratório de informática:

  • Suporte e treinamento de usuários.
  • Pesquisa e análise de softwares para uso na rede, definindo a viabilidade de aquisição dos mesmos.
  • Pesquisa e análise de softwares para uso na rede, definindo a viabilidade de aquisição dos mesmos.
  • Disponibilidade de equipamentos e softwares para aulas práticas.
  • Disponibilidade de acesso à internet para os usuários.